Vista aérea noturna

Centro Universitário.

Ter visão é tudo!

Força galera ta acabando o período!!!!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seminário de Acolhida - Calouros das Engenharias.














Jhonny Pai da Turma!


Sólidos de Revolução







As figuras e formas da natureza podem ser compreendidas como produtos do movimento. O movimento do elemento geométrico mais simples - o ponto - gera linhas e, particularmente, retas. O movimento de segmentos de reta num plano forma figuras planas - retângulos, quadrados, círculos. Já o movimento de figuras no espaço gera corpos. Entre estes últimos, existem alguns muito especiais: são os corpos que se formam a partir do movimento completo de uma figura invariável em torno de um eixo. Este movimento particular recebe o nome de revolução e os corpos por ele gerados são chamados corpos de revolução, que estão presentes de inúmeras maneiras em nossa vida cotidiana.




O Cilindro



Podemos obter um cilindro de diversas maneiras. Estudaremos duas possibilidades: 
Figura 1
Partindo de um retângulo, fazendo-o girar uma volta inteira sobre um de seus lados. Este lado é o eixo de rotaçãoe corresponde à sua altura, isto é, à distância entre as duas bases do cilindro (Figura 1).
Figura 2
O lado paralelo ao eixo de rotação será a geratriz do cilindro e adotará infinitas posições. Os outros lados do retângulo são os raios das bases. 
'Partindo de uma chapa de forma retangular, vamos enrolá-la sobre si mesma, fazendo com que os dois lados opostos coincidam. Desse modo, observamos claramente que a superfície lateral do cilindro é um retângulo e que as bases são círculos (Figura 2).

Superfície lateral e área total 
A superfície lateral de um cilindro é obtida partindo-se da planificação do cilindro. 
Observe que, no caso da superfície lateral do cilindro, a planificação corresponde a um retângulo. O lado maior do retângulo é proporcional ao comprimento da circunferência e o lado menor do retângulo corresponde à altura do cilindro. Assim, calculamos a sua área lateral a partir da fórmula da área de um retângulo - o produto do comprimento da circunferência da base pela altura: 
onde h é a altura e 2r é o comprimento da circunferência. 
A área total do cilindro é igual à área lateral mais a área das duas bases (círculos): 




Vídeo-Aula:


Achando Volume por integração:


Cone:


O cone é um tipo de forma piramidal. A equação fundamental para pirâmides, um terço vezes base de altitude vezes, aplica-se a cones também.
No entanto, utilizando o cálculo, o volume de um cone é o integrante de um número infinito de infinitamente pequenas placas circulares de espessura dx . O cálculo do volume de um cone de altura h , cuja base está centrado em (0,0,0) com um raio r , é o seguinte.
O raio de cada laje circular é r se x = 0 e 0 se x = h , e variando de forma linear entre, isto é,   r \ frac {(HX)} {h}.
A área da superfície da laje circular é então   \ Pi \ left (r \ frac {(HX)} {h} \ right) ^ 2 = \ pi r ^ 2 \ frac {(hx) ^ 2} {h ^ 2}.
O volume do cone pode ser então calculada como  \ Int_ {0} ^ h \ pi r ^ 2 \ frac {(hx) ^ 2} {h ^ 2} dx,
e depois da extracção das constantes:  \ Frac {\ pi r ^ 2} {h ^ 2} \ int_ {0} ^ h (hx) ^ 2 dx
Integrando nos dá   \ Frac {\ pi r ^ 2} {h ^ 2} \ left (\ frac {h ^ 3} {3} \ right) = \ frac {1} {3} \ pi r ^ 2 h.

Integral por frações parciais.


A técnica de frações parciais é muito útil na resolução de integrais do tipo:
\int \frac{f(x)}{g(x)h(x)}\,dx
A integral pode ser representada por:
\int \frac{A}{g(x)} + \frac{B}{h(x)}\,dx, no qual A.h(x)+B.g(x)=f(x).
Com isso, muitas vezes é possível dividir a integral em duas, onde a resolução de cada uma torna-se mais fácil pela simplicidade obtida no denominador.

Vídeo-Aula:



Exemplo de aplicação:

 I = \int \frac{1}{x^2-5x}\,dx
 I = \int \frac{A}{x}+\frac{B}{x-5}\,dx
\frac{(A + B)x - 5A}{x^2-5x} = \frac{1}{x^2-5x}   ∴    \,(A + B)x - 5A = 1

\left \{ \begin{matrix} A + B = 0 \\ -5A = 1 \end{matrix} \right .
\quad   ∴    \quad A=-\frac{1}{5}\,,\quad B=\frac{1}{5}.
 I = \int \frac{-\frac{1}{5}}{x}\,dx + \int \frac{\frac{1}{5}}{x-5}\,dx = \frac{1}{5} \ln\left ( \frac{x-5}{x} \right ) + C

A segunda integral pode ser facilmente resolvida utilizando o método da substituição.

WinPlot - Software para fazer gráfico












WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.

Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.





terça-feira, 23 de outubro de 2012

Palestra

Para fechar a rodada, no dia 23/11/2012 Sexta-Feira, será realizada a palestra sobre "Fundações em Engenharia" com o palestrante Luciano Fonseca.



Engenheiro Civil, graduado pela USP, com especialização em Geotecnia.
Secretário Geral da ABMS Centro-Oeste Membro do  DEEP FOUNDATIONS INSTITUTE.




Palestra

Para o  dia 22/11/2012 Quinta-Feira, teremos o Palestrante Zenón José Guzmán Del Prado com a palestra sobre "Instabilidade e dinâmica de estruturas". 


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidad Nacional de San Antonio Abad Del Cusco(1990), mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília(1996), doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2001) e pós-doutorado pela McGill University(2007). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dinâmica Não-linear, Cascas cilíndricas, Análise Nao-Linear, Instabilidade estrutural.

Palestra


Para abrir a próxima rodada de palestra, no dia 21/11/2012 Quarta-feira. Ricardo Veiga, falará sobre o tema "Engenharia - Ciência? Tecnologia?".




Engenheiro Civil e Delegado Regional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Empresarial (ABECE) em Goiânia.

Palestra

Disponível em http://servicosweb.cnpq.br/wspessoa/
servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4798335U4


Para abrir a rodada de palestras, no dia 20/11/2012 Terça-feira. Walter Antônio Bazzo abrirá as palestras com o tema "Ser Engenheiro no Século XXI".

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado III na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possue experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.

Para maiores informações, acessem o currículo lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798335U4.

sábado, 20 de outubro de 2012

Como surge as ideias


2ª SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIEVANGÉLICA

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


20/11/2012 - Terça-Feira

Palestra intitulada: "Ser Engenheiro no Século XXI"

Palestrante: Walter Antônio Bazzo.

21/11/2012 - Quarta-Feira

Palestra intitulada: "Engenharia - Ciência? Tecnologia?"
Palestrante: Ricardo Veiga.

22/11/2012 - Quinta-Feira

Palestra intitulada: "Instabilidade e dinâmica de estruturas"
Palestrante: Zenón José Guzmán Del Prado.
..

23/11/2012 - Sexta-Feira

Palestra intitulada: "Fundações em Engenharia"
Palestrante: Luciano Fonseca.

2ª SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIEVANGÉLICA

Período de realização: 20 a 23/11/2012
Início: 19:00h / Término: 22:30 h

Tema: Engenharia Civil e suas Diferentes Faces

               Objetivo: Promover a discussão e difusão de normas e metodologias diversificadas que valorizem a utilização das tecnologias digitais como recurso pedagógico em atividades que conduzam a reflexão, investigação e ação de diversos conceitos relacionados a Engenharia Civil.